Como fazer um Banheiro acessível

Arquiteto Robinson Amaral
27 de Novembro de 2021

A acessibilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas. O Brasil conta hoje com cerca de 65 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou limitação física que as impedem de exercer atividades simples do dia a dia, por isso é importante conhecer e projetar ambientes que permitam que essas pessoas possam se incluir na sociedade sem maiores esforços.
O que é um banheiro acessível
Primeiramente precisamos esclarecer uma diferença fundamental quando nos referimos a banheiros acessíveis: se é um sanitário ou um banheiro? Sim, há uma diferença enorme entre eles, e está justamente na presença ou não do chuveiro. Será considerado banheiro se tiver chuveiro, caso contrário será denominado sanitário.
Quais elementos compõem um banheiro acessível
O banheiro acessível será composto por: lavatório, bacia sanitária, chuveiro, espelho e demais acessórios. Poderá também opcionalmente ter banheira. A dúvida que muitos têm está justamente nos acessórios, quais são os acessórios obrigatórios.
Acessórios obrigatórios em banheiros acessíveis
Todos os acessórios dos banheiros acessíveis, devem estar localizados a uma altura em que seja facilitada a sua utilização por pessoas deficientes, entre 40cm à 120cm do piso.
- BARRAS DE APOIO
- PORTA-OBJETOS
- CABIDES
- SABONETEIRAS
- TOALHEIROS
- PAPELEIRAS
- BANCO ARTICULADO OU REMOVÍVEL NO BOX DO CHUVEIRO

Lavatórios: Podem ser horizontais ou verticais, em ambos os lados do lavatório, afastada 4cm da parede ou qualquer outro objeto. Devem ser instalados à 20 cm, medido da borda frontal do lavatório até o eixo da barra. Também devem garantir o alcance manual da torneira em no máximo 50 cm, medido da borda frontal do lavatório até o eixo da torneira. As barras horizontais devem ser instaladas a uma altura 0,78 m a 0,80 m, medida a partir do piso acabado até a face superior da barra, acompanhando a altura do lavatório. Já as barras verticais devem ser instaladas a uma altura de 90 cm do piso e com comprimento mínimo de 40 cm, ter uma distância máxima de 50 cm do eixo do lavatório ou da cuba até o eixo da barra vertical instalada na parede lateral ou na parede de fundo, para garantir o alcance.
Bacias sanitárias: Uma barra reta horizontal LATERAL À BACIA com comprimento mínimo de 0,80 m, posicionada horizontalmente, a 75cm de altura do piso acabado (medida pelos eixos de fixação), a uma distância de 40 cm entre o eixo da bacia e a face da barra, deve estar posicionada a uma distância de 50 cm da borda frontal da bacia. Também deve ser instalada uma barra reta com comprimento mínimo de 70 cm, POSICIONADA VERTICALMENTE, a 10 cm acima da barra horizontal e a 30 cm da borda frontal da bacia sanitária. Junto à bacia sanitária, NA PAREDE DO FUNDO, deve ser instalada uma barra reta com comprimento mínimo de 80 cm, posicionada horizontalmente, a 75 cm de altura do piso acabado (medida pelos eixos de fixação), com uma distância máxima de 11 cm da sua face externa à parede e estendendo-se 0,30 m além do eixo da bacia em direção à parede lateral. Caso haja caixa acoplada a altura pode ser de 89cm, distante 4cm da tampa da caixa acoplada, podendo ser substituída por uma barra lateral articulada, desde que a extremidade da barra esteja a no mínimo 0,10 m da borda frontal da bacia. Vimos portanto que o conjunto de barras de apoio na bacia sanitária é composto de 3 barras: lateral, vertical e na parede dos fundos.

Chuveiro: barras de apoio de 90° na parede lateral ao banco, e na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical.
Deve ser instalado um porta-objetos junto ao lavatório e à bacia sanitária, a uma altura entre 80 cm e 1,20 m, com profundidade máxima de 25 cm, em local que não interfira nas áreas de transferência e manobra nem na utilização das barras de apoio.
Deve ser instalado cabide junto aos lavatórios e boxes de chuveiro, a uma altura entre 80 cm e 1,20 m do piso acabado.
As saboneteiras devem ser instaladas a uma altura de no máximo 1,20m.
Toalheiros devem ser instalados a uma altura de no máximo 1,20m.
Papeleiras embutidas devem ser instaladas a uma distância de 20cm da borda frontal da bacia sanitária e 55 cm do piso. As de sobrepor devem estar alinhadas com a borda frontal da bacia sanitária, não podendo ser instaladas abaixo de 1,00m do piso. Caso não haja uma parede ao lado, a barra de apoio deve conter dispositivo para colocar papel higiênico.
Demais itens obrigatórios em banheiros acessíveis
Em locais de hospedagem, de instituições de idosos e hospitais nos sanitários e banheiros acessíveis devem ser instalados telefones e alarmes de emergência visuais, sonoros e/ou vibratórios. Devem ser instalados dispositivos de alarme de emergência junto a bacias, nos boxes de chuveiros e banheiras, podendo ser acionados no caso da pessoa estar caída, a uma altura de 40 cm do piso. Deve ser instalado sinalização indicativa de banheiro acessível na porta.
Considerações
O chuveiro deve dispor de desviador para ducha manual. O acionamento do chuveiro deve ser do tipo alavanca. A existência de uma banheira acessível não elimina a existência de um box acessível. Banheiros acessíveis podem ser usados por qualquer pessoa, mas devemos dar preferência para pessoas que tem limitações físicas. A legislação brasileira e normas de acessibilidade trazem um conceito de inclusão, com elementos como desenho universal que consiste em criar espaços que possam ser usados por qualquer tipo de pessoa, independente dela possuir ou não algum tipo de deficiência.