Devo colocar piso tátil direcional na minha obra?

Autor - Arq. Robinson Amaral.

09 de Dezembro de 2021

Piso Tátil Direcional

A dúvida é muito comum, principalmente em condomínios. Para responder essa pergunta, primeiramente é preciso entender o que é piso tátil direcional e para que serve.

O que é piso tátil direcional e pra que serve?

Piso tátil direcional é um tipo de piso diferenciado dos demais pisos da construção, com saliências em forma de barras e tonalidade contrastante, formando uma rota. Ele serve para estabelecer uma rota segura às pessoas cegas, ou com dificuldade de visão.

Minha construção é de uso público?

Entendido o que é piso tátil direcional, vamos a segunda parte. A minha construção é de uso público? Caso positivo, a sua construção já deve atender as normas de acessibilidade, independentemente de você atender ou não atender esse tipo de público. Porém as normas de acessibilidade têm um conjunto de informações que não se aplicam a todas as construções.

Vamos agora ao piso tátil direcional

Visto que a sua construção é de uso público e, portanto deve atender as normas de acessibilidade, agora vamos verificar as “circulações” da construção, se elas precisam de orientação para se chegar nas áreas de interesse e se são seguras.

Um bom exercício para isso é colocar uma venda nos olhos e tentar transitar na construção. Você consegue fazer isso com facilidade? Consegue chegar nos locais de interesse com segurança? Há barreiras? Lógico, uma pessoa cega, tem o auxílio de uma bengala de rastreamento, ela está mais acostumada em transitar nos lugares. Porém, mesmo ela estando acostumada, em lugares que ela nunca transitou, ela terá dificuldades. A intenção com o piso tátil direcional, é facilitar a vida dessas pessoas. Para que elas possam ter autonomia.

Para que elas possam ter essa autonomia, em alguns casos é necessário a instalação de pisos táteis direcionais, assim elas conseguirão ir da origem ao destino, sem precisar da ajuda de alguém. Em condomínios com vários blocos de apartamento, o porteiro não pode deixar a portaria para conduzir uma pessoa cega ou com dificuldade de visão.

A maior dificuldade das pessoas cegas, é o excesso de informação ou a ausência de informação, isso faz com que elas fiquem perdidas. Por isso devemos pensar em soluções que facilitem a vida dessas pessoas.

Mas o piso tátil direcional é feio, tenho outra solução?

Sim, você tem outras soluções que podem substituir os pisos táteis direcionais. A sua solução para isso é a instalação de linhas guias. Mas o que são linhas guias? São elementos da construção, naturais ou artificiais, que auxiliam na rota, por exemplo: um corrimão, uma mureta baixa, uma cerca verde. Todos esses elementos podem substituir o piso tátil direcional, por isso não há necessidade de colocar um piso tátil direcional ao lado de um guarda corpo, pois o guarda corpo já serve como linha guia.

Como deve ser instalado o piso tátil direcional

O piso tátil direcional tem algumas particularidades:

  1. Contraste: Mesmo que pareça feio, ele deve ter uma cor contrastante. Por isso não vale piso preto com piso tátil cinza. Se o piso é preto o piso tátil deve ser branco, amarelo, laranja ou bege;
  2. Entorno liso: O piso adjacente deve ser preferencialmente liso. Caso não seja liso, deve ser instalado um piso liso com no mínimo 60 cm de cada lado do piso tátil direcional;
  3. Mudança de direção: Sempre que houver mudança de direção, deve ser instalado o piso tátil de alerta, aquele com grid circular;
  4. Escadas e Rampas: O piso tátil direcional não sobe as escadas ou rampas. Deve ser interrompido pelo piso de alerta, que marcará o início e o final das escadas ou rampas, a menos que o patamar seja superior à 2,10m;
  5. Elevadores: O piso tátil direcional deve conduzir a pessoa para o lado onde encontra-se a botoeira;
  6. Obstáculos: Objetos que caracterizam obstáculos devem estar afastados 1,00m em relação a borda do piso tátil direcional;
  7. Balcões de Atendimento, bancos ou locais onde haja permanência de pessoas: O piso tátil direcional, quando instalado em circulações nessas áreas, devem ser instalados a uma distância mínima de 1,20m, recomendado 1,50m.
  8. Nas calçadas: As calçadas devem possuir uma faixa de pedestres livre de obstáculos, e o piso tátil direcional deve ser instalado no eixo da faixa livre. Caso não haja muro ou linhas guias nos lotes, como nos acessos às garagens, deve ser instalado pisos direcional. Deve ser instalado piso tátil direcional transversal para marcar áreas de travessia.
  9. Rebaixo e Travessias elevadas: Também deve ser instalado piso tátil direcional nos rebaixo e nas travessias elevadas.